Sabia que você mesmo pode fazer a manutenção preventiva de sua lavadora Lava e Seca? Sim, e a Refrilav orienta você para que seu eletrodoméstico tenha sempre o melhor desempenho, mas se algo acontecer pode contar com a gente! Para manter sua Lava e Seca sempre em perfeitas condições, são necessários alguns cuidados. Assim, dependendo da frequência de uso, a cada 15 dias ou mensalmente recomenda-se uma limpeza da máquina e de seus componentes como, por exemplo:

A limpeza dos filtros de entrada de água – A água contêm impurezas que podem se acumular nos filtros de entrada e obstruí-los diminuindo assim a pressão da água. Basta retirar o filtro e limpá-lo com uma esponja.

A limpeza do dispenser – Primeiramente, retire o dispenser, (nos modelos das principais marcas como LG, Brastemp e Electrolux, pressione a trava para baixo e puxe a gaveta) então lave em água corrente (de preferência morna) e detergente neutro. Lembre-se de utilizar uma esponja ou escova macia para retirar a sujeira e também de limpar o local do dispenser, assim você evita, inclusive, manchas nas roupas.

Limpeza do filtro da bomba – É bastante comum encontrar botões, cadarços e resíduos de tecidos que se desprendem durante a lavagem, por isso é importante mantê-lo sempre bem limpo. Antes de limpar o filtro, realize um ciclo de centrifugação, para que toda a água possa escoar e então lave o filtro. (Nos modelos da LG, se no painel exibir o código de erro OE a água irá sair pelo filtro, coloque um balde ou algo para que a água não se espalhe pela residência). Basicamente você deve abrir a tampa protetora, girar o filtro da bomba e retirá-lo, em seguida lave com água morna e uma escova para retirar a sujeira e recoloque o filtro. Observe se está bem encaixado para evitar vazamentos.

A limpeza do cesto – É muito importante para retirar resíduos de sabão, amaciante e sujeiras que possam ficar dentro do cesto com uma esponja e sabão neutro. Alguns modelos apresentam modos de programar a limpeza do cesto, mas isso varia de acordo com o modelo, o importante é manter o cesto sempre bem limpo.

A retirada da água da bomba de dreno – Geralmente junto ou perto do filtro da bomba de dreno existe uma mangueira que acumula água. Use um recipiente para esvaziá-la. Gire a tampa da ponta da mangueira, retire a água acumulada e depois feche bem retornado ao local original para evitar vazamentos. Faça isso regularmente.

Algumas outras dicas importantes são: Assim que a limpeza do cesto for concluída, abrindo a porta de sua lavadora, seque o vidro com um pano seco e cuidadosamente limpe a borracha da porta. Deixe a porta aberta para secar completamente, isso evita mofos e fungos na borracha. Para limpar sua Lava e Seca externamente, use um pano umedecido na água morna e detergente neutro. Você deve ter uma atenção redobrada com o painel eletrônico para não danifica-lo durante a limpeza ok? E por fim, sempre retire o plugue da tomada quando for limpar a sua Lava e Seca.