A Refrilav é uma empresa especializada na instalação, manutenção e conserto de geladeiras frost free das principais marcas do mercado como Brastemp, LG, Samsung, Electrolux, Consul, Panasonic, GE e Bosch. Portanto, é com a experiência de mais de 30 anos que auxiliamos você a fazer a limpeza periódica de seu eletrodoméstico.

Primeiramente, é importante limpar a geladeira em média, uma vez por mês. Em seguida é importante também frisar que se deve usar apenas uma esponja ou pano macio e detergente neutro para evitar riscos e manchas nas superfícies e nos acabamentos externos e internos, assim como nas borrachas de vedação. Não utilize escovas, esponjas de aço, panos ásperos, álcool ou substâncias abrasivas para evitar danos à pintura e às partes de plástico de seu refrigerador.

Não é recomendável o uso de produtos “multiuso” já que seu odor pode impregnar em alguns componentes internos e até mesmo contaminar os alimentos armazenados. É comum as pessoas sentirem mau cheiro causado por alimentos estragados e usarem produtos com aroma intenso para acabar com ele, mas o ideal é limpar a geladeira com produtos neutros e fazer circular o ar durante algum tempo sem eu interior. Umedeça um pano macio ou esponja (use a parte mais macia) em uma solução de água com detergente neutro e comece limpando a porta, as laterais externas e a parte superior da geladeira.

Se você verificar poeira em cima do condensador atrás do refrigerador, limpe-o com uma pequena escova ou um espanador de pó, mas sempre se lembre de desligar o aparelho antes para evitar choques! Nunca use água para limpar o condensador! Para limpar a parte interna, com o aparelho desligado da tomada, remova todos os alimentos. Como seu eletrodoméstico é um Frost Free não precisa degelar, pois esse tipo de aparelho não acumula gelo no congelador. Mesmo que haja um pequeno resíduo de gelo, nunca use instrumentos pontiagudos.

Para limpar as partes removíveis como gavetas, grades e divisórias da porta você deve retirá-las e lavá-las em água corrente com detergente neutro sempre com uma esponja macia para evitar riscos. Não se esqueça de secar bem cada item depois da limpeza. Concluindo a limpeza interna, passe um pano úmido na borracha de vedação da porta esfregando de leve sem usar álcool ou produtos abrasivos.

Existem algumas soluções caseiras como, por exemplo, misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna em substituição a solução de água com detergente. Essa mistura age como um desengordurante, deixando limpo o refrigerador e mantendo a brancura do material interno. Você pode usar carvão para absorver odores desagradáveis dentro da geladeira, porém, use os pedaços de carvão dentro de algum recipiente (destampado) para impedir o contato com os alimentos ou compre embalagens prontas com carvão para esse fim.

Mas, lembre-se: o importante mesmo é sempre deixar os alimentos bem fechados em potes ou em plásticos herméticos para evitar os odores. E por fim, se sua geladeira for branca, saiba que após a limpeza, você poderá passar um pano com lustra- móveis, pois ele evita que ela fique amarelada, além de proporcionar uma camada protetora em sua superfície.